PIROCLASTOS
Tipos de piroclastos:
Cinzas vulcânicas(2mm)< Areias vulcânicas(2mm- 5mm)< Lapili(5mm-5cm)< Bombas vulcânicas(5cm)
Pedra-pomes- É uma rocha muito leve, que resulta do arrefecimento da lava com muito gás. É a única que bóia.
Piroclastos – São fragmentos que se formam a partir da lava que sai da cratera, estes fragmentos quando embatem no cone já estão no estado sólido. Quanto mais gás contiver a lava menores são os fragmentos.
TIPOS DE LAVA
Lava fluida- É uma lava com pouco gás, muito líquida e com temperaturas muito elevada, ao sair da cratera escoa com muita facilidade formando longas escoadas de lava. Origina cones baixos e largos, os piroclastos são grandes (bombas e Lapilli).
Lava viscosa- É uma lava com muito gás e com temperaturas menos elevadas, ao sair da cratera escoa com dificuldade formando curtas escoadas de lava.
Os cones são altos e estreitos, e os piroclastos são pequenos (cinzas, areias e Lapilli).
Lava muito viscosa- É uma lava com muito gás, quase sólida e com temperaturas pouco elevadas. Ao sair da cratera não escoa, acumula-se formando uma espécie de rolha, originando a agulha vulcânica. Pode dar origem a uma nuvem ardente. Os piroclastos se forem emitidos são as cinzas vulcânicas.
Agulha vulcânica – Edifício formado a partir da acumulação da lava muito viscosa. Devido ao tipo de lava a agulha é frágil e se a nuvem não a destruir os agentes erosivos rapidamente o fazem.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário